Artigos & Notícias

Coaching funciona mesmo?

(artigo publicado em 8 de junho de 2011 no Portal da RedeTV / Isabel Franchon)

“Nos últimos anos tenho ouvido muito essa pergunta, não só dos incrédulos, mas daqueles que têm esperança de mudar a vida. Invariavelmente respondo “funciona, mas depende também de você”.  O Coaching tem sim ferramentas e técnicas para ajudar a definir metas e alcançá-las, identificar crenças limitantes, planejar ações, administrar o tempo, adquirir habilidades, testar novos comportamentos, lidar com problemas…  Você precisa não só querer mudar, mas estar pronto para promover mudanças muitas vezes profundas em sua vida.
Seria ingenuidade acreditar que todo mundo pode mudar a qualquer momento, ainda que seja para realizar um objetivo muito desejado.
Mudar não é fácil. Significa trabalho, provoca dor e desconforto, exige empenho. E algumas pessoas simplesmente não conseguem sair da zona de conforto para o que pode levar a uma revolução de vida. Muitas vezes porque não estão prontas e sequer entendem o sentido da mudança – a vida que levam pode não ser a que querem, mas nem pensam que pode ser diferente. Falta tanto a inquietação, que leva à ação, quanto a esperança. 
Mais de 90% das pessoas com quem trabalhei alcançaram uma profunda mudança em suas vidas: não só realizaram o objetivo que tinham proposto como incorporaram as forças e ferramentas pela vida afora e fizeram uma verdadeira revolução pessoal. Algumas me procuraram muito tempo depois afirmando que o Coaching realmente fizera muita diferença em suas vidas e que nunca mais seriam as mesmas.
Outras, no entanto, praticamente não saíram do lugar – claro que fez diferença, mas não foi imediata. Tive um coachee que desistiu porque não conseguia agir, mas dois anos depois me mandou um e-mail dizendo que só então tudo tinha feito sentido e que, enfim, estava conseguindo trabalhar para alcançar seu objetivo – com as ferramentas que tinha aprendido no Coaching!
Você pode me perguntar o que diferencia uns dos outros; por que funciona rapidamente para uns e nem sempre alcança outros.
O primeiro fator, com certeza, é a chamada prontidão para a mudança. Você não só precisa sentir que alguma coisa em sua vida não está indo bem e que realmente deve tomar alguma providência urgente, mas precisa querer e ter a coragem de se olhar e à sua vida, abrindo espaço para testar novas idéias e comportamentos. Isso significa estar aberto às mudanças.
A primeira coisa que costumo dizer quando começo a fazer Coaching com um novo cliente é que a responsabilidade pelo sucesso é dele – depende de seu comprometimento. A segunda, que demanda trabalho e tempo. Ninguém muda da noite para o dia!
Exatamente por isso existe um número mínimo de sessões que é aconselhável. Há um tempo necessário para refletir, entender, superar os obstáculos, criar estratégias e testá-las e conseguir a permissão interna para mudar. Como se não bastasse, é preciso ainda a permissão do grupo social. Só então a mudança e a melhoria serão contínuas.
Muitas vezes acontece de uma pessoa começar a fazer Coaching, se encantar com as descobertas que faz e acreditar que está pronta para encerrar o processo – no entanto, a interrupção do ciclo antes do tempo compromete o sucesso do processo todo. É a adrenalina do começo que, sem a motivação suficiente mantida pelo coach, não leva a lugar nenhum.
A preguiça, por outro lado, interfere muito no resultado do Coaching. Começando na preguiça de pensar, refletir, buscar opções e terminando na preguiça de agir. Entre fazer alguma tarefa auto-imposta e se jogar no sofá para ver televisão ou perder horas diante do computador, a escolha nunca recai na tarefa. E aí sempre aparecem milhões de desculpas. Foi com uma coachee que tive que entendi o sentido real de procrastinação.
A base sobre a qual se desenvolve o Coaching é a motivação alimentada constantemente pelo coach. Isso é fato. Mas é fato também que sem a vontade, sem o envolvimento e sem a responsabilidade assumida do coachee não há Coaching que funcione.”

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA MINEIRA DE COACHING – 27/08 a 01/09

Inove / Una / Coordenador Paulo Almeida

Dia 27/08 (Terça-feira) – Evento gratuito (doação de uma lata de leite em pó)

Local: Auditório Ministro Carlos Mário da Silva Veloso – UNA – Campus Aimorés (Rua Aimorés, 1451, Lourdes)

18h Credenciamento

19h Abertura do evento

19h10 A Arte de Compartilhar Histórias

19h30 Apresentação do Coral PUCMinas

19h45 Palestra Magna: “A Era do Coaching e seu impacto de transformação nas Pessoas e Organizações” – Marcos Wunderlich, Presidente Executivo do Instituto Holos

20h30 Talk Show

21h30 Entrega simbólica das doações a Instituição de caridade

21h40 Agradecimentos

22h Encerramento

Mestre de Cerimônias e Mediadora do Talk Show: Inácia Soares

Dia 28/08 (quarta-feira): Palestra Gratuita para Educadores (doação de uma lata de leite em pó)

Local: Auditório Ministro Carlos Mário da Silva Veloso – UNA – Campus Aimorés (Rua Aimorés, 1451, Lourdes)

18h Credenciamento

19h Abertura do Evento

19h10 Apresentação cultural

19h30 Apresentação do Grupo INOVE Coaching

19h45 Palestra: “A Maestria Pessoal do Professor e a das Escolas”- Marcos Wunderlich – Presidente Executivo do Instituto Holos.

20h45 Mesa Redonda com Educadores

21h45 Entrega simbólica das doações a Instituição de caridade/Agradecimentos

22h Encerramento

Dia 29/08 (quinta-feira): Coaching Day (períodos da tarde e noite)

Local: San Francisco Plaza Hotel (Av. Álvares Cabral, 967, Bairro de Lourdes)

Inscrições: condições especiais para associados à ABRH-MG e estudantes.

Dias 30/08, 31/08 e 01/09 – (período integral) Curso de formação e certificação internacional em Coaching, Mentoring, Counseling e Holomentoring® ISOR® ministrado por Marcos Wunderlich – Presidente Executivo do Instituto Holos.

Local: San Francisco Plaza Hotel (Av. Álvares Cabral, 967, Bairro de Lourdes)

Inscrições: condições especiais para associados à ABRH-MG e estudantes.

Inove / UNA / Coordenador Paulo Almeida

Inove / UNA / Coordenador Paulo Almeida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s